Organizando o seu dia de Product Owner / Product Manager

Raquel Braz
January 12, 2024

O Product Manager e Product Owner são papéis muito importantes nos projetos da Idopter Labs, são responsáveis pela manutenção e comunicação da visão dos projetos, dos objetivos, organização do planejamento, roadmap, milestones, comunicação entre o time e cliente, entre outras atividades que ajudam a garantir o alinhamento e clareza entre todos os envolvidos.  

Tirando os dias em que precisa trabalhar no Briefing de um novo projeto, participar de uma sessão de Inception, Product Backlog Building, planejamento do Roadmap de um novo MVP (Minimum Viable Product),  na facilitação de um Kick-off junto ao time e cliente, participar dos Planejamentos e Checkpoints semanais, existem outras atividades recorrentes que são realizadas para manter tudo em ordem.. 

Sim, os dias são bem agitados aqui na Idopter Labs e exigem uma boa organização para manter as engrenagens girando. Neste post, compartilhamos algumas dicas de organização, apresentando como os Product Managers e Product Owners na Idopter Labs gerenciam o seu dia de trabalho.

Seguir um ritual diário

O backlog de um projeto é um dos principais recursos do PO. Por esse motivo, a nossa primeira sugestão é estabelecer um fluxo de passos simples para visitar o seu backlog diariamente. O objetivo é que você conheça mais sobre o produto, reflita sobre decisões, prioridades, insights, etc. tudo o que promova melhorias e aumente o valor do que está sendo desenvolvido. 

Aqui na Idopter Labs temos uma sugestão de fluxo para o dia-a-dia:

Analisar e atualizar o backlog a partir de uma ferramenta de gestão (nós usamos e recomendamos a ferramenta shortcut). Independente da ferramenta, você deverá
  • Verificar o andamento (status) das User Stories planejadas.
  • Criar, se necessário, novas user stories.
  • Planejar e atualizar as informações (refinamento) das user stories.
  • Organizar e acompanhar user stories, milestones, épicos, roadmap e objetivos.
Verificar os impedimentos
  • Verificar com o time se há algum impedimento
  • Atualizar a planilha de riscos do projeto, caso exista um novo impedimento
  • Entrar em contato com o cliente para resolver pendências
  • Quando houver retorno, atualizar o board e a planilha de riscos do projeto
Verificar todos os canais de contato que tenha estabelecido com clientes (E-mail, Chats, etc)

Se organize por cliente

Para Product Managers (PMs), que geralmente acompanham e gerenciam mais de um projeto, os acompanhamentos acima devem ser feitos, junto aos POs, para todos os seus clientes.

A ideia dessa dica é criar uma lista dos projetos que você acompanha para não esquecer nenhum passo do seu ritual diário. É uma dica simples mas vai ajudar muito,  acredite!

O formato é livre, de repente você pode usar um checklist, por exemplo:

Crie um evento em seu calendário do Google

Outra dica é que essa agenda não precisa ser fixa, então você pode alterar o horário em dias que tem reuniões. O importante é que precisa ser uma agenda recorrente para manter tudo atualizado frequentemente.

Conclusões

As etapas descritas acima são baseadas nas experiências dos times. De tempos em tempos estas etapas são revistas e melhorias são aplicadas.

Caso você ainda não conheça a Idopter Labs, nós somos uma empresa de consultoria em desenvolvimento de software com o objetivo de transformar ideias em negócios digitais rentáveis.

Prezamos pela transparência, objetividade e agilidade. Estamos no mercado desde 2016 ajudando diversos clientes em suas iniciativas nas mais diferentes indústrias. Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais @idopterlabs.

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