Dicas para conseguir um emprego na área de tecnologia

Carlos Souza
June 15, 2022

Esse artigo é um resumo da conversa que tive com meu amigo Zeca no episódio número 15 do Espresso Tech. Nesse episódio, demos 5 dicas para aqueles que desejam buscar um emprego na área de tecnologia 👊🏻

Essas dicas foram selecionadas baseadas na nossa experiência atuando na área de tecnologia há mais de 15 anos — tanto no papel de empregado em busca de novas oportunidades e novos projetos, quanto no papel de empregador avaliando candidatos e contratando novos membros para a nossa equipe na Idopter Labs*

* Estamos contratando developers Elixir e React Native! Entre em contato conosco em contato@idopterlabs.com.br caso você queira construir aplicações de software incríveis que apoiem e impactem positivamente as pessoas.

As 5 dicas para você conseguir um emprego na área de tecnologia são as seguintes:

  1. Escolha uma tecnologia de acordo com os problemas que você gosta de resolver.
  2. Busque conhecimento antes que surja a oportunidade.
  3. Crie uma boa reputação na comunidade — chegue ajudando.
  4. Pesquise empresas e entre em contato com pessoas que já trabalham lá.
  5. Monte um currículo atualizado e de acordo com as vagas.

Abaixo, uma breve elaboração sobre cada dica. Caso você tenha interesse em ouvir mais detalhes, recomendo demais escutar ao episódio completo 🎙 no link a seguir: https://biolinky.co/espressotech

1. Escolha uma tecnologia de acordo com os problemas que você gosta de resolver

A área de tecnologia possui diversas áreas de especialidade. Backend, front-end, mobile, DevOps, gerenciamento de projetos, gerenciamento de produtos e por aí vai. Cada uma dessas especialidades exige um leque de conhecimentos distinto. Diferentes linguagens, práticas, frameworks, ferramentas, serviços, particularidades.

Por exemplo, é impossível trabalhar com front-end e não conhecer JavaScript. Mesmo que você prefira escrever código em outros “sabores” de JavaScript como TypeScript, CoffeeScript, PureScript ou ClojureScript, o conhecimento de JavaScript é imprescindível para soluções que envolvem interações com um browser.

Da mesma forma, é praticamente impossível trabalhar com DevOps em projetos modernos sem conhecer containers. Ferramentas como Docker e Kubernetes ajudam no processo de deployment e possibilitam uma maior portabilidade das aplicações.

Interações com o browser e deployment de aplicações são apenas dois dos inúmeros desafios que existem na área de tecnologia.

Identifique os desafios que você mais gosta e, a partir deles, observe quais tecnologias são utilizadas para sua solução. Invista algum tempo avaliando essas tecnologias e eleja uma para especializar-se.

2. Busque o conhecimento antes que surja a oportunidade

“Para ganhar algum conhecimento em tecnologia, não precisa esperar por um emprego.”

Uma das vantagens de atuar na área de tecnologia é o fácil acesso a materiais de aprendizado, ferramentas e infraestrutura. Uma pessoa auto-didata e pró-ativa possui a capacidade de buscar conhecimento relacionado a alguma de suas tecnologias de escolha antes que surja alguma oportunidade de ser paga por isso.

Às vezes a oportunidade surge primeiro... Ótimo! Aprendizado sob demanda funciona também.

Porém, caso a curiosidade estiver de acordo com a recompensa, mesmo que apenas intelectual, vá em frente e estude! Compre livros, faça cursos, leia artigos, assista a vídeos.

Na área de tecnologia, o conhecimento está ao alcance de todos.

3. Crie uma boa reputação na comunidade.

Give, give, give. — https://smallactsmanifesto.org/

A melhor forma de criar uma boa reputação na comunidade é ajudando a comunidade. Envolva-se em grupos, escreva artigos e ajude as pessoas da sua comunidade através do compartilhamento de conhecimento 🧠

Não precisa ser especialista para ensinar, basta estar um pouco a frente de quem queira aprender.

Uma boa reputação pode ajudar em conversas iniciais, e acelerar a passagem por fases preliminares.

4. Pesquise empresas e entre em contato

Certamente já existem empresas que atuam na área dos problemas que você gosta de resolver. Selecione algumas que se destacam para você e entre em contato. Procure saber como é trabalhar lá, quais os tipos de projetos e problemas o time gosta de resolver.

Mesmo que as vagas pareçam acima do seu conhecimento atual, entre em contato! Ouça do próprio pessoal da empresa o quanto de experiência é necessário.

Se essa empresa não existe.. ótimo! Você descobriu uma oportunidade 💡

Mas há grandes chances de alguma empresa com projetos e cultura alinhados com a sua já existir e você pode entrar em contato com elas.

5. Monte um currículo de acordo com a vaga

Saber um pouco sobre tudo, mesmo que superficialmente, não atrapalha. Acredito que em um mundo repleto de pessoas altamente especializadas, os generalistas triunfam. O livro Range fala exatamente sobre esse assunto. Recomendo demais a leitura!

Entretanto, vagas em tecnologia normalmente procuram especialistas 🤺

Para vagas que buscam profissionais para uma tecnologia específica, mencione primeiramente o que você sabe sobre essa tecnologia. Seu currículo deve ser breve e direto ao ponto.

Tecnologias complementares são importantes mas provavelmente existe uma tecnologia que supre a necessidade imediata da vaga e te leva direto a conseguir o emprego. Mira e só vai 🎯

Conclusão

Essas são as 5 dicas. Todas foram comprovadas como sendo eficazes para conseguir um emprego na área de tecnologia por um grande número de pessoas — incluindo eu — mais de uma vez, tanto no papel de empregado quanto no de empregador.

Escute ao episódio para ouvir algumas histórias bem interessantes envolvendo essas dicas e envie-nos um e-mail em contato@idopterlabs.com.br caso tenha interesse em trabalhar em projetos Elixir ou React Native. No e-mail, inclua referências suas relacionadas a essas tecnologias 😉 e um pouco sobre você.

Espero ter ajudado!